10 razões para Shikamaru ser um Hokage

Como o melhor estrategista da franquia Naruto, Shikamaru Nara tem muitos traços que podem torná-lo um grande Hokage.

Shikamaru como Hokage. A franquia Naruto tem um sistema político interessante em vigor. Na vila de Konoha, o Kage é selecionado pelos anciãos da vila. Na aldeia de Sunagakure, o Kage é uma posição herdada. Cada aldeia tem um sistema diferente para selecionar seu líder, mas todos os Kages trabalham juntos para manter o mundo em paz. Quando Naruto se tornou Hokage, em Boruto, os fãs rapidamente começaram a especular quem poderia substituí-lo como Hokage.

Há um punhado de candidatos que são os pioneiros no cargo. Há uma pessoa, Shikamaru Nara, que pode ser um líder surpreendentemente eficaz de sua aldeia natal. É improvável que ele se encontrasse na posição, mas se ele fosse chamado para a ação, ele estaria mais do que preparado para a tarefa.

10. Shikamaru está empenhado em proteger o “rei”

Konaha não tem um rei real. Em vez disso, o título é um termo usado por Asuma Sarutobi para explicar o que a coisa mais importante deve ser para um shinobi. Após a morte de Asuma, Shikamaru promete a seu falecido sensei e a si mesmo que sempre trabalhará para garantir que o “rei” de Konoha esteja seguro.

O mais importante é a próxima geração. Não há nada mais importante para um shinobi do que garantir que a próxima geração tenha uma chance de sobreviver e prosperar. Shikamaru se dedica não apenas a proteger a filha de Asuma após sua morte, mas também a garantir que Konoha tenha políticas para proteger todos os seus filhos.

9. Ele aconselhou três Hokages diferentes

Shikamaru se tornou um conselheiro não oficial do Hokage na idade avançada de 15 anos. Recém-feito um Chunin, Shikamaru era um dos poucos em quem confiava no círculo íntimo de Lady Tsunade. Ela entregou a ele missões que ele provavelmente não deveria ter cumprido aos 15 anos, e ela confiou em seu julgamento quase implicitamente.

Quando Kakashi Hatake assumiu depois dela, Shikamaru permaneceu em sua posição e até administrou a prisão mais segura de Konoha. Ele ainda manteve a posição quando Naruto se tornou Hokage. Shikamaru já testemunhou os métodos de três Hokages diferentes em primeira mão.

8. Shikamaru pensa vários passos à frente

Muitos dos shinobi que o público encontra têm uma abordagem semelhante para lutar. Eles são impulsivos, correndo antes de saber a extensão total do que estão por vir. Esse não é o caso de Shikamaru.

Shikamaru usa sua inteligência a seu favor e aborda as lutas da mesma forma que aborda qualquer quebra-cabeça ou jogo de estratégia. Ele analisa rapidamente as etapas que pode tomar e todos os resultados possíveis. Essa é uma característica necessária em um Hokage, alguém que olha para todas as consequências potenciais das ações que está prestes a tomar.

7. Ele tem uma grande capacidade de aprendizagem

Além de sua capacidade de analisar resultados potenciais, Shikamaru também demonstra uma grande capacidade de adquirir novas habilidades. Ele mostra afinidade com o jutsu de sua família – usando suas sombras – mas isso não significa que ele não seja adepto dos outros.

Uma das razões pelas quais Shikamaru não se destacou na Ninja Academy quando criança é porque ele a acha entediante. Ele sabe o que vem nas aulas antes de terminarem e não acha a instrução desafiadora ou divertida. Ele costuma aprender por meio de um método criativo. De fato como Asuma ensinando-lhe novos jogos ou testando-o por meio de quebra-cabeças. Como resultado, Shikamaru sempre mostrou uma grande aptidão para aprender coisas novas.

6. Os colegas de Shikamaru procuram sua liderança

Sem dúvida, Mesmo com 15 anos de idade, Shikamaru demonstra uma habilidade inata de liderar que seus colegas não têm. Nesse sentido, Ino e Choji, seus companheiros de equipe, sempre olham para Shikamaru quando Asuma não está disponível. Mesmo quando nem sempre concordam com ele, eles o deixam assumir o comando. Isso também se estende aos outros shinobi durante a Quarta Guerra Mundial.

Shinobi com significativamente mais experiência do que Shikamaru confiam nele para planejar batalhas. Quando ele se torna o estrategista-chefe das Forças Aliadas após a morte de seu pai, ninguém sequer pisca, aceitando que ele tem a capacidade de liderar que eles não têm. Isso não para quando a guerra acabar.

5. Ele tem vontade de cooperar

Quando jovens ninjas se formam na Academia, eles formam equipes de três pessoas para aprender a trabalhar juntos como Genin. Como qualquer um que testemunhou a primeira equipe formada por Naruto, Sakura e Sasuke sabe, nem todos os shinobi estão prontos para cooperar com os outros.

Shikamaru, por outro lado, passa sua infância sabendo que o clã Nara tem uma história de cooperativa de ninjutsu com os clãs Akimichi e Yamanaka. Eles também trabalham regularmente com membros do clã Sarutobi para aprimorar suas habilidades. Essa história familiar significa que Shikamaru está sempre pronto para trabalhar com outros shinobi, não importa o quão habilidoso ele seja.

4. Shikamaru tem uma relação familiar com Suna

Uma coisa que Konohagakure precisa é manter relações de trabalho com outras aldeias shinobi. Seria fácil para Shikamaru manter um relacionamento com Sunagakure já que ele acaba se casando com a irmã de seu Kage.

Primeiramente, Temari deixa sua vida em Suna para poder se casar com Shikamaru e morar em Konoha. Assim, ela o faz com a bênção do irmão, e o casal mantém um relacionamento com a família dela. Eles podem não estar se encontrando para jantar todas as semanas, mas a relação entre os dois cria uma forte aliança entre as duas vilas, assim como a amizade de Naruto com Gaara.

3. Ele consegue ser rígido quando necessário

Enquanto o Hokage precisa ser alguém em quem a vila pode confiar para fazer o que é do seu interesse, eles também têm que contar com o líder para fazer o que for preciso para mantê-los seguros. Nesse sentido, isso pode significar assumir uma postura forte (e dura) que os outros não aprovariam necessariamente.

Afinal, quando os diferentes Kages se encontram em várias ocasiões para discutir ações que dizem respeito a todas as aldeias escondidas, Shikamaru não tem medo de ameaçar abertamente as vidas daqueles que arriscam a paz entre as aldeias. Ele também decidiu desmembrar um dos Akatsuki e enterrá-los vivos.

2. Derrotou Hidan

Eventualmente, todos os Hokages demonstram sua proficiência em batalha em algum ponto – muitas vezes antes mesmo de se tornarem Hokage. Todos eles geralmente têm habilidades que provam aos aldeões que eles podem lidar pessoalmente com ameaças. Tsunade tem sua super força, Kakashi tem seu sharingan, e Naruto tem suas enormes reservas de chakra para apoiar suas habilidades.

Shikamaru não tem o mesmo tipo de habilidades chamativas como um Hokage têm, mas ele não precisa delas. Ele usa sua inteligência e seu conhecimento de inimigos para enfrentar Hidan após ele matar Asuma em batalha. Shikamaru sabe que Hidan é funcionalmente imortal.

Assim ele usa cargas explosivas para desmembrar Hidan durante um ataque cuidadosamente construído e, em seguida, enterra a cabeça de Hidan longe de suas outras partes do corpo para garantir que o membro da Akatsuki não encontre uma maneira de se recompor ou continue a extrair energia. Ele faz tudo isso sem audiência, mas mais do que prova que ele tem o que é preciso para lidar pessoalmente com as ameaças de sua aldeia.

1. Shikamaru não quer o emprego na verdade

Pode parecer contra-intuitivo, mas alguém que gasta seu tempo pescando, como o Shikamaru, para a posição de Hokage não é necessariamente o melhor para isso. Todavia, Naruto vê Hokage como algo a se aspirar, uma posição de respeito e honra. Isso é diferente de como alguns dos outros moradores vem o papel de liderança.

Danzō, por exemplo, quer o poder que vem com ele e planeja por anos tomar o controle da vila. Shikamaru não está interessado na adulação ou no poder. Ele só quer ajudar a aldeia onde for necessário. Com o desenrolar dos eventos de Boruto, é improvável que Shikamaru fosse o próximo Hokage, mas ele certamente poderia intervir como um provisório até se escolher outro.